Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

SSD! Uma revolução está em curso!

O profissional das carreiras jurídicas precisa saber disso!

Publicado por André Cavalcanti
há 5 anos

Resultado de imagem para notebook antigo

O amigo jusbrasileiro já ouviu falar na sigla SSD? É a abreviação para a expressão em inglês solid-state drive, isto é, dispositivo de estado sólido. Trata-se de uma tecnologia relativamente nova que substitui o antigo mecanismo de armazenamento de dados, o conhecido HD (Hard Disk).

Basicamente, a diferença entre o sistema antigo e o novo é que o SSD é um dispositivo sem partes mecânicas, ou seja, não é um disco com leitor de dados como o HD. Em outras palavras, o SSD é como um pen drive gigante instalado dentro do computador, onde ficarão o sistema operacional (Windows, por exemplo) e todos os programas que você usa (Office, Chrome, etc).

Bem, e porque, de fato, você, profissional do direito, precisa saber disso?

Hoje em dia não há atividade jurídica, por mais básica que seja, que independa da informática. O computador é uma ferramenta essencial ao trabalho de qualquer profissional do direito. A digitalização dos processos e de todo o universo jurídico é um caminho sem volta e sem parada... prova disso é o enorme sucesso deste site. Sejamos sinceros: alguém ainda faz pesquisa de jurisprudência em compêndios de papel? Se faz, perdoe-me a franqueza, mas deve perder um tempo precioso do seu dia com essa metodologia arcaica. E peticionamento então? Já não é mais possível protocolizar uma ação em papel... tudo é na forma digital.

Portanto, como vimos nas duas breves funcionalidades mencionadas, o computador é equipamento indispensável ao trabalho do profissional do direito e, logicamente, quanto melhor, mais moderno e mais eficiente o seu aparelho de informática, seja notebook ou desktop, mais rápido e eficaz será realizado o seu trabalho jurídico. O problema é que nem sempre, e nem para todos, é possível estar atualizado tecnologicamente, pois os constantes lançamentos de novos dispositivos parecem fazer os custos do investimento nessa área elevarem-se também em progressão geométrica, fazendo com que muitos de nós não consigamos acompanhar o ritmo da inovação.

É aqui que entra a revolução a que me refiro no título do artigo e a coisa começa a ficar interessante para o profissional do direito que deseja contar com um equipamento de informática muito eficiente e rápido sem ter que investir pesado em máquinas novas.

Algo que pouca gente de fora do universo dos usuários avançados e profissionais de tecnologia da informação sabem (e esse conhecimento precisa ser massificado o mais rápido possível) é que empresas montadoras de computadores (notebooks e desktops) estão a vender equipamentos novos com tecnologia de armazenamento de dados antiga (HD) ao invés da nova (SSD).

E o que isso importa? Simplesmente o seguinte: o desempenho, a rapidez e a eficiência de um computador que usa SSD ao invés de HD é dez vezes (no mínimo, pois pode chegar a ser vinte vezes), isso mesmo, eu disse no mínimo DEZ VEZES melhor, mais rápido e eficiente. Não importa a marca nem o modelo do equipamento.

A diferença é tão grande que se você, ao invés de comprar um notebook novo, com HD, simplesmente pegar o seu velho companheiro de trabalho, antigo, surrado, lento, mais que ainda funcione legal e simplesmente levá-lo a uma assistência técnica para mandar trocar (o serviço deve ser feito por um técnico) o HD por um SSD, com certeza ficará com uma máquina muito melhor e mais eficiente que um notebook ou desktop novo com HD, isso investindo uma quantia que pode chegar a apenas um décimo do preço do computador novo.

Assim, querido amigo jusbrasileiro, deixo essa informação para você. Se seu computador está lento e por isso você está pensando em comprar um novo, antes de fazê-lo, para não desperdiçar seu suado dinheirinho numa máquina nova com tecnologia ultrapassada, pesquise na internet sobre as vantagens do SSD, consulte um técnico na área e avalie qual o melhor investimento a se fazer: pegar seu computador antigo e incrementá-lo com a substituição do HD por SSD ou se realmente é necessário adquirir uma máquina nova.

Saudações jusbrasileiras.

  • Sobre o autorAnalista Judiciário
  • Publicações41
  • Seguidores124
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações171
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ssd-uma-revolucao-esta-em-curso/764536604

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)