Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ex-líder da Ku Klux Klan elogia Bolsonaro: ''Ele soa como nós''

David Duke, conhecido por ter chefiado o grupo racista norte-americano, disse que o candidato do PSL é ''um nacionalista'' e ''um candidato muito forte''

Publicado por André Cavalcanti
há 6 anos

Resultado de imagem para ku klux klan

“Ele soa como nós”, afirmou o historiador David Duke, ex-líder do grupo racista norte-americano Ku Klux Klan (KKK) e personagem famoso da extrema direita do país, em relação a Jair Bolsonaro (PSL). A declaração, que foi ao ar em um programa de rádio dos EUA, foi resgatada pela BBC Brasil. “Ele soa como nós e, também, é um candidato muito forte. É um nacionalista”, afirmou.

Duke ainda afirmou que Bolsonaro é “totalmente um descendente europeu” e que se parece com qualquer “homem branco nos Eua, em Portugal, Alemanha ou França”. “Ele está falando sobre o desastre demográfico que existe no Brasil e a enorme criminalidade que existe ali, como por exemplo nos bairros negros do Rio de Janeiro”, disse.

O grupo que o historiador americano chefiou é conhecido por linchamentos, torturas e assassinatos de negros nos EUA. A KKK também defende ideais de supremacia branca e antissemitismo. Duke é uma figura carimbada nos movimentos da extrema direita norte-americana e ficou conhecido por negar o Holocausto e por publicações que tratam de um revisionismo histórico em relação à escravidão e às práticas nazistas.

A única ressalva que o ex-líder da KKK fez sobre Bolsonaro foi a relação que o candidato do PSL mantém com o Estado de Israel. Ele afirmou que esse movimento é “estratégico” e análogo à declarações dadas por Donald Trump nos EUA.

No ano passado, Duke foi um dos organizadores dos protestos que ficaram conhecidos como “Unite The Right” (Unam as Direitas, em tradução livre), na cidade de Charlottesville. As manifestações ficaram marcadas por defensores da supremacia branca, neonazistas e neofacistas e pelo confronto com militantes de movimentos da esquerda americana que repudiaram o Unite The Right.

O evento, que foi classificado pela imprensa internacional como “a maior marcha de supremacistas brancos nos últimos anos, deixou três mortos, uma mulher de 32 anos que era contrária aos manifestantes racistas e dois policiais.

Além disso, 34 pessoas ficaram feridas. A manifestante foi morta depois de um carro ter sido atirado contra manifestantes críticos aos supremacistas brancos. A polícia local afirmou que o crime foi premeditado.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/política/2018/10/16/interna_politica,997623/ex-lider-da-ku-klux-kl...

  • Sobre o autorAnalista Judiciário
  • Publicações41
  • Seguidores124
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1733
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-lider-da-ku-klux-klan-elogia-bolsonaro-ele-soa-como-nos/637816130

Informações relacionadas

Senado
Notíciashá 5 anos

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Agência Brasil
Notíciashá 15 anos

Michael Löwy afirma que capitalismo conduz humanidade a uma catástrofe ecológica

Consultor Jurídico
Notíciashá 5 anos

Mídia internacional destaca guinada do Brasil para a extrema direita

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Só se engana em dizer que é nacionalista. Nacionalistas não bradam o nome de outro país como se torcedor fosse.
Como alguém, em pleno século 21 pode valorar os outros adjetivos positivamente?
Prefiro estar errado, mas estamos caminhando para tempos sombrios. continuar lendo