Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Eliana Calmon avisa: vai chegar no Judiciário!

Estaria o Judiciário implicado no mega escândalo de corrupção apurado na Operação Lava-Jato?

Publicado por André Cavalcanti
há 7 anos

Eliana Calmon avisa vai chegar no Judicirio

Para a ministra aposentada do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon, os escândalos de corrupção da Lava Jato inevitavelmente chegarão ao Judiciário: "no meu entendimento, a Lava Jato tomou uma posição política. É minha opinião pessoal. Ou seja, pegou o Executivo, o Legislativo e o poder econômico, preservando o Judiciário, para não enfraquecer esse Poder. Entendo que a Lava Jato pegará o Judiciário, mas só numa fase posterior, porque muita coisa virá à tona. Inclusive, essa falta tem levado a muita corrupção mesmo. Tem muita coisa no meio do caminho. Mas por uma questão estratégica, vão deixar para depois", avalia; em 2011, ela foi alvo de duras críticas ao afirmar que havia bandidos escondidos atrás da toga; "Do tempo em que eu fui corregedora para cá, as coisas não melhoraram", diz.

"A Lava Jato pegará o Poder Judiciário num segundo momento. O Judiciário está sendo preservado, como estratégia para não enfraquecer a investigação" , avalia Eliana Calmon, ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça, ex-corregedora nacional de Justiça. "Muita coisa virá à tona", diz.

As informações são de reportagem de Frederico Vasconcellos na Folha de S. Paulo.

"Ela foi alvo de duras críticas ao afirmar, em 2011, que havia bandidos escondidos atrás da toga."Do tempo em que eu fui corregedora para cá, as coisas não melhoraram", diz.

Para a ministra, alegar que a Lava Jato criminaliza os partidos e a atividade política é uma forma de inibir as investigações."Os políticos corruptos nunca temeram a Justiça e o Ministério Público. O que eles temem é a opinião pública e a mídia", afirma.

No meu entendimento, a Lava Jato tomou uma posição política. É minha opinião pessoal. Ou seja, pegou o Executivo, o Legislativo e o poder econômico, preservando o Judiciário, para não enfraquecer esse Poder. Entendo que a Lava Jato pegará o Judiciário, mas só numa fase posterior, porque muita coisa virá à tona. Inclusive, essa falta tem levado a muita corrupção mesmo. Tem muita coisa no meio do caminho. Mas por uma questão estratégica, vão deixar para depois.

Acho que está correta. Do tempo em que eu fui corregedora para cá, as coisas não melhoraram. Há aquela ideia de que não se deve punir o Poder Judiciário. Nas entrevistas, Noronha [o atual corregedor nacional, ministro João Otávio de Noronha] está mais preocupado em blindar os juízes. Ele diz que é preciso dar mais autoridade aos juízes, para que se sintam mais seguros. Caminha no sentido bem diferente do que caminharam os demais corregedores."

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/290566/Eliana-Calmon-avisa-vai-chegar-no-Judici%C3%A1rio.htm

  • Sobre o autorAnalista Judiciário
  • Publicações41
  • Seguidores124
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações143
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eliana-calmon-avisa-vai-chegar-no-judiciario/449385717

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Aí sim o bicho vai pegar. Nunca vai se ouvir falar tanto em ato nulo, vício de impedimento e que tais. Mas, como dizem os sábios, temos que chegar ao fundo do poço, para as coisas começarem a melhorar. Talvez a ferro e fogo, espera-se que não. continuar lendo

Pouco provável que a Lava-Jato atinja o Judiciário, para o qual não há eleição popular direta e consequentemente não há financiamento empresarial de campanha, a fonte de onde emana toda a mega corrupção escancarada pela delação dos executivos das empreiteiras envolvidas no esquema aloprado. Deve haver, por óbvio, corrupção no Judiciário, mas de outra natureza e em escala ínfima se comparada aos milhares de bilhões desviados dos cofres públicos para custear as milionárias campanhas dos partidos políticos e locupletação dos seus quadros exponenciais, como temos visto. continuar lendo